APOSTAS DESPORTIVAS

REGISTO

ENTRAR E JOGAR

Elite volta a Tomar

Iniciado por joaocruz, Setembro 08, 2023, 21:16:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Está apresentada a 7º edição da Elite Cup. De 15 a 17 de setembro, as oito melhores equipas do último campeonato reúnem-se pelo terceiro ano consecutivo em Tomar para o primeiro troféu da época e que desde 2021 tem selo oficial da Federação de Patinagem de Portugal (FPP). Na cidade ribatejana, o espetáculo está garantido, ou não estivessem seis emblemas que chegaram à 'final eight' da Champions (FC Porto, Benfica, Sporting, OC Barcelos, Oliveirense e Valongo). A estes juntam-se ainda o Sp. Tomar, vencedor da Taça de Portugal, e o HC Braga, finalista vencido da Taça WSE, a segunda prova de clubes mais importante da Europa.

A Elite Cup tem sido sinónimo de inovação e este ano não foge à regra. Em 2022, o Sistema de Revisão de Vídeo foi implementado pela primeira vez na história do hóquei em patins, ferramenta que possibilitava às equipas solicitar aos árbitros a revisão de imagens de lances polémicos duas vezes por jogo. Este ano, dá-se a entrada do VAR.

"O Conselho de Arbitragem (CA) entendeu que é preciso continuar a evoluir", explica ao nosso jornal Luís Sénica, presidente da FPP. "O CA está a elaborar um protocolo e vamos experimentar porque este é um bom espaço para perceber se estas experiências têm validade. Continuo a achar que sim."

Dois reencontros

O sorteio realizado no Hotel do Templários, em Tomar, ditou dois reencontros. À semelhança do que aconteceu em 2022, FC Porto e Sp. Tomar voltam a encontrar-se nos quartos-de-final, assim como OC Barcelos e Oliveirense. Os dragões, campeões europeus, defendem o título conquistado no ano passado frente ao Benfica, após vitória por 4-1 na final.

Os encarnados, campeões nacionais, arrancam a época diante do HC Braga. Procuram arrecadar um troféu que escapa desde 2017, altura em que ainda não era uma prova oficial. Já o Sporting, depois de uma época sem qualquer título conquistado, estreia-se na Elite Cup frente à renovada equipa do Valongo.

Jogos para ver no site de Record

Mais uma vez, Record junta-se à festa do hóquei em patins enquanto jornal oficial da prova. Caso não consiga viajar a Tomar, pode assistir a todos os jogos através do site do nosso jornal. "Temos as oito melhores equipas com os melhores jogadores do Mundo", sublinha Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record que marcou presença em Tomar. "Transmitimos os jogos e isso é um privilégio. Temos apostado muito no hóquei em patins."

Prova feminina veio para ficar

Tal como no ano passado, a Elite Cup joga-se também no feminino. O Benfica, campeão em título, defronta a 7 de outubro (15h) o CA Feira, emblema que repete a presença na competição. Na segunda meia-final (19h), o HC Turquel e o Stuart de Massamá, estreantes na prova, lutam por um lugar no jogo decisivo marcado para dia 8, pelas 17h.

O HC Turquel, campeão nacional em 2012, fez renascer o hóquei feminino na época passada. Mesmo com uma equipa de apenas sete jogadoras, as turquelenses conseguiram chegar à final do playoff, perdida para o Benfica.

Em relação à Elite Cup da época passada, lamentam-se as ausências de Sporting e Campo de Ourique, clubes que terminaram com o hóquei em patins feminino.