APOSTAS DESPORTIVAS

REGISTO

ENTRAR E JOGAR

A segunda vez dos Lobos

Iniciado por tiagomota, Setembro 08, 2023, 10:26:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Portugal (Grupo C) é uma das 20 nações do França 2023. Conseguiu-o à portuguesa, na última das três jornadas do Torneio Final de Apuramento. O encontro decisivo realizou-se no Dubai, entre 6 e 18 de novembro, após um empate (16-16) frente aos Estados Unidos, no qual beneficiou da diferença de pontos marcados e sofridos.

Um feito, sofrido, alcançado pela bota de Samuel Marques, no último fôlego, carimbou a viagem para a segunda participação lusa na competição planetária, 16 anos após a estreia, no França-2007, trata-se de um regresso a território gaulês, o pequeno Portugal, país de forte diáspora lusa.

Velha conhecida e a novidade

Portugal entra na terceira competição internacional mais mediática na 2.ª jornada diante do País de Gales, dia 16 (16.45 h), em Nice. Segue-se o encontro com a Geórgia, dia 23 (13 h), em Toulouse; Austrália, a 1 de outubro (16.45 h), Saint-Étienne; e Ilhas Fiji, a 8 de outubro (20 h), novamente em Toulouse.

Num rápido olhar sobre o ranking da World Rugby, nota-se um equilíbrio entre as seleções do Grupo C. Ao se comparar os 4 grupos (20 países), aquele que apresenta a menor distância hierárquica entre as equipas é mesmo o de Portugal.

As cinco nações estão separadas por nove lugares. As Ilhas Fiji, seleção 7.ª do ranking, lideram esta tabela privada. Austrália é 9.ª, País de Gales 10.º, seguido pela Geórgia (11.ª). Portugal ocupa a 16.ª posição.

Os Dragões Vermelhos chegam a França a viver um período conturbado, com o pior ranking nos últimos anos (igualaram o 10.º lugar, o pior registo até à data) e, pela primeira vez desde janeiro 2008, abaixo das Ilhas Fiji (7.ª). A seleção do Pacífico Sul, está, pela primeira vez desde 2008, à frente dos galeses.

A Geórgia apresenta-se como a velha conhecida da Seleção Nacional. Rivais no Rugby Europe Championship (REC), atual denominação do antigo Seis Nações B, a balança pende para o lado georgiano: 24 encontros, 17 derrotas, 4 vitórias e 3 empates.

As ilhas Fiji saíram vencedoras nos dois encontros realizados em solo nacional, em 2005 (26-17) e novembro de 2013 (36-13). O segundo e último encontro entre as duas seleções teve a particularidade de ter na ficha de jogo Francisco Appleton, irmão do atual capitão dos Lobos, Tomás Appleton.

Sem histórico de encontros na era profissional do râguebi, Portugal e Gales encontraram-se em Lisboa, Estádio Nacional, no ano de 1994. Resultado do único registo de duelos entre as duas seleções: uma pesada derrota portuguesa, por 112-11.

Pela primeira vez na história, Portugal jogará com a Austrália, no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne.