seleção portuguesa de râguebi venceu este sábado os Estados Unidos por 46-20, no primeiro encontro de preparação para o Mundial França2023, no Estádio do Algarve, e deu boas indicações para a competição que se inicia em setembro.
Na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a equipa orientada pelo francês Patrice Lagisquet somou sete ensaios, por Joris Moura (16 minutos), Rodrigo Marta (30, 65), Tomás Appleton (35), Vincent Pinto (50), um ensaio de penalidade (70) e Nicolas Martins (78).
Foi uma noite quase perfeita para os 'lobos', que saíram a lamentar apenas alguns erros que ainda precisam de ser 'limados' antes da estreia no Mundial, frente ao País de Gales, em 16 de setembro, e as lesões de Thibault de Freitas e Steevy Cerqueira, ainda na primeira parte.
Os Estados Unidos passaram os primeiros 10 minutos 'instalados' na área de 22 metros portuguesa, mas não conseguiram mais do que três pontos, numa penalidade de Luke Carty (09), e Portugal respondeu com um ensaio de Joris Moura (16), transformado por Samuel Marques.
Em dia de estreia absoluta na seleção portuguesa, o abertura lusodescendente mostrou ser uma opção válida para Patrice Lagisquet no Mundial, numa posição em que escasseiam alternativas a Jerónimo Portela, somando ainda uma 'assistência' ao pé para um ensaio de Vincent Pinto (50) e várias boas ações na circulação de bola.