• Torcedores da Inter dizem a Lukaku que grito de macaco não é racismo na Itália:
  • Iniciado por Lucas
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
  • Lucas
  • Treinador
  • *****

    • 978

    • Masculino
    • Outubro 16, 2019, 01:13:53
    • Guapiaçu
  • mais
Romelu Lukaku teve um grande início de trajetória na Internazionale, marcando dois gols nos seus primeiros dois jogos. Mas o belga viveu uma situação traumática no último domingo, quando ouviu gritos de "macaco" na vitória fora de casa sobre o Cagliari por 2 a 1.

Na noite da última terça-feira, entretanto, foram os próprios torcedores de seu time que saíram em defesa dos fãs rivais, escrevendo uma carta aberta ao atacante garantindo que, na Itália, tais cânticos não são racismo.

“Na Itália, usamos alguns ‘jeitos’ só para ‘ajudar nossos times’ e tentar deixar nossos adversários nervosos, não por racismo, mas para atrapalhá-los”, justificou em suas redes sociais a famosa torcida organizada Curva Nord de Milão.

A carta aberta foi motivada pelas declarações de Lukaku no último domingo, após a partida, quando ele deu um forte depoimento contra o racismo no futebol.

“Temos falado disso por anos e ainda não há nenhuma ação. Senhoras e senhores, é 2019. Em vez de irmos para frente, estamos indo para trás. Penso que, como jogadores, precisamos nos unir e tomar uma posição nesse assunto para manter esse jogo limpo e agradável para todos”, disse Lukaku.

Em dezembro de 2018, a Inter de Milão ficou punida por duas partidas sem torcedores no San Siro por chamarem o adversário Koulibaly, do Napoli, de macaco. Os próprios torcedores do Cagliari são reincidentes, já tendo praticado racismo contra Moise Kean e Matuidi, da Juventus.

Contatada pela ESPN, a Internazionale se recusou a comentar o assunto.

Leia a íntegra da carta aberta da Curva Nord a Lukaku:

Olá Romelu. Estamos te escrevendo em nome da Curva Nord, sim, os caras que te deram boas-vindas em sua chegada a Milão.

Sentimos muito que você pensou que o que aconteceu em Cagliari foi racismo. Você precisa entender que a Itália não é como muitos outros países do norte da Europa onde o racismo é um problema real. Nós entendemos que pode ter parecido racista para você, mas não é assim.

Na Itália, usamos alguns “jeitos” só para “ajudar nossos times” e tentar deixar nossos adversários nervosos, não por racismo, mas para atrapalhá-los. Somos uma organização de torcedores multiétnica e sempre acolhemos jogadores de todos os lugares. Entretanto, nós sempre usamos esse “jeito” com jogadores de outros times no passado e provavelmente usaremos no futuro.

Nós não somos racistas e os torcedores do Cagliari também não são. Você precisa entender que em todos os estádios italianos as pessoas torcem por seus times, mas ao mesmo tempo torcem contra os oponentes, não por racismo, mas para ajudar seu próprio time.

Por favor, considere essa atitude dos torcedores italianos como uma forma de respeito pelo fato de que eles têm medo de você, pelos seus gols que você pode marcar contra o time deles, e não porque te odeiam ou por racismo. O racismo de verdade é uma história completamente diferente e os fãs de futebol italianos sabem muito bem.

Quando você declara que o racismo é um problema a ser enfrentado na Itália você só ajuda a repressão contra todos os torcedores de futebol, incluindo nós, e contribui para criar um problema que não existe, não da maneira que é percebido em outros países.

Somos muito sensíveis e inclusivos com todas as pessoas. Te garantimos que na nossa organização há muitos torcedores de diferentes raças ou torcedores vindos de outras partes da Itália que também usam essas formas de provocação aos seus oponentes mesmo quando têm a mesma raça ou vem da mesma área.

Por favor, nos ajude a esclarecer o que realmente é racismo e que os torcedores italianos não são racistas. A luta contra o racismo de verdade tem que começar nas escolas, não nos estádios, torcedores são só torcedores e se comportam de maneiras diferentes dentro do estádio e na vida real.

Te garantimos que o que eles fazem ou falam sobre um oponente de outra raça não é o que eles jamais diriam para alguém que conhecessem na vida real. Torcedores italianos podem não ser perfeitos e conseguimos entender sua frustração com essas expressões, mas elas definitivamente não tentam ser racistas.

Uma vez mais, seja bem-vindo, Romelu.


  • Gosto x 1    Nao Gosto x 1    Supreendido x 1    Medo x 1    Triste x 1    Sorriso x 1    Terror x 1    Piscar x 1    Desconfio x 1    Lágrimas x 1 (Lista das Curtidas | 0 Enviar Total)


Tags: