• Após morte de torcedora, abaixo-assinado online pede punição à Federação Iranian
  • Iniciado por Lucas
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
  • Lucas
  • Treinador
  • *****

    • 978

    • Masculino
    • Outubro 16, 2019, 01:13:53
    • Guapiaçu
  • mais
Na última segunda-feira, a torcedora iraniana Sahar Khodayari, de 30 anos, morreu em um hospital de Teerã, uma semana após atear fogo ao próprio corpo em frente ao tribunal que a condenara a seis meses de prisão por ter ido a um estádio de futebol disfarçada de homem.

No Irã, as mulheres são proibidas de frequentar estádios de futebol desde a Revolução Islâmica de 1979. O Irã, uma república fundamentalista islâmica, alega que os estádios são ambientes predominantemente masculinos, e por isso não indicados à presença feminina.

Devido à pressão internacional, recentemente o governo abrandou o veto, permitindo o acesso feminino a estádios em ocasiões especiais e em grupos previamente selecionados. Somente mulheres estrangeiras tem livre acesso aos jogos de futebol no Irã.

A morte de Sahar Khodayari despertou indignação na comunidade internacional do futebol, com muitos jogadores iranianos e jogadoras de vários países exigindo providências contra o banimento.

Agora, um site especializado em abaixo-assinados digitais criou uma petição a ser encaminhada à Fifa pedindo que a entidade puna a Federação Iraniana de Futebol com multa e proibição de participação de jogos oficiais e amistosos, até que seja permitida de forma total e permanente a entrada de mulheres em estádios de futebol.

A petição ganhou as redes sociais com a hashtag #LetIranianWomenIn (Deixe as mulheres iranianas entrarem, em tradução livre) e já acumula mais de 20 mil assinaturas até a tarde desta sexta-feira.

O abaixo-assinado também exige a libertação das "Seis Detentas", com ficaram conhecidas seis torcedores que, assim como Sahar Khodayai, foram presas dentro de um estádio de futebol, tentando burlar a proibição.

Já se manifestaram contra a proibição o ex-meia da seleção iraniana Ali Karimi e o jogador iraniano-armênio Andranik Ando Teymourian, primeiro cristão a ser capitão da seleção do Irã e jogador do Esteghlal, time para o qual torcida Sarah Khodayari.

No Twitter, a indignação com o caso de Sarah Khodayari e o pedido de providências à Fifa ganhou apoio da ex-goleira da seleção dos Estados Unidos Hope Solo e da goleira da seleção da Suécia e do Wolfsburg Hedvid Lindahl, uma das signatárias da petição online.

Fifa tem reunião prevista no Irã antes de jogo das eliminatórias

O Esteghlal lamentou no Twitter a morte da torcedora: "Nossa querida Sarah ateou fogo a si mesma, quando foi condenada a seis meses de prisão por... ir a um estádio torcer pelo seu Esteghlal. Ela nos deu seu apoio apesar dos políticos terem tornado isso ilegal para ela, mas o que nós podemos fazer para apoiá-la? Absolutamente nada. Nós somos covardes". A mensagem foi compartilhada por diversos clubes pelo mundo, como Barcelona, Chelsea, Fortuna Dusseldorf, St. Pauli e Gor Mahia, do Quênia.

Na última terça-feira, o Irã venceu Hong Kong por 2 a 0, fora de casa, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e o capitão da equipe, Masoud Shojaei, divulgou uma mensagem no instagram dizendo que aquela era "a vitória mais amarga e triste da seleção nacional" e protestando pela morte de Sahar: "Marcamos dois gols e vencemos o jogo em campo. Mas perdemos porque Sahar não está mais entre nós. Vergonha para mim por não ter sido capaz de fazer nada e vergonha para aqueles que tiraram o direito mais óbvio de Sahar e de todas as Sahars".

A Fifa tem reunião prevista no Irã em duas semanas, mas um porta-voz da entidade disse que o encontro faz parte dos preparativos para os jogos do Irã pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no dia 10 de outubro, contra o Cambodja, e não é uma resposta específica à morte de Sahar. No entanto, ainda de acordo com o porta-voz, as autoridades da Fifa vão avaliar os preparativos do Irã para permitir o acesso de mulheres aos jogos.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/apos-morte-de-torcedora-abaixo-assinado-online-pede-punicao-a-federacao-iraniana.ghtml


  • Gosto    Nao Gosto    Supreendido    Medo    Triste    Sorriso    Terror    Piscar    Desconfio    Lágrimas


Tags: